Tendências de Gestão de Facilities para 2022

Confira quais as tendências de gestão de facilities para 2022 que todo Facility Manager precisa acompanhar!
tendências em gestão de facilities
Tempo de Leitura: 4 minutos 

 

 

Gestão de Facilities – ou, Facility Management – tem conquistado cada vez mais espaço nas organizações. A área tem passado por grandes mudanças, sobretudo por conta das novas tecnologias existentes, da pressão da sociedade por atitudes sustentáveis e da necessidade de diminuir custos e aumentar a eficiência das gestões. Dentre tantas mudanças, há algumas tendências de gestão de facilities muito relevantes para os profissionais da área. Confira quais são elas: 

 

1) Reconhecimento do papel estratégico 

 

Cada vez mais, as empresas têm percebido a importância do papel do Gestor de Facilities para o negócio. Não é apenas uma função, mas uma posição que tem se tornado estratégica. 

 

Em agosto de 2021, o Comitê Aberje de Comunicação e Estratégia em ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (do inglês, Governança Ambiental, Social e Corporativa) preparou um encontro sobre “Gestão de crises de assuntos relacionados a ESG”. Após o evento, foram divulgados os 5 insights fundamentais para qualquer organização. 

 

Dentre eles, concluíram que todas as ações de uma empresa impactam em sua imagem e na confiança do público – seja cliente, parceiro, funcionário ou qualquer outro stakeholder. Além disso, condutas éticas tornam o local mais seguro e agradável – o que resulta em colaboradores mais saudáveis, mais dispostos para o trabalho e mais satisfeitos com a organização. Por fim, é importante ressaltar que “empresas com governança fortalecida e foco em ESG tendem a permanecer resilientes na crise e ter vantagens reputacional e competitiva”.  

 

Todos esses aspectos fazem parte do dia a dia do Facility Management, além de impactar diretamente no lucro e reputação da marca. Por isso, as empresas vêm reconhecendo seu papel estratégico. 

 

2) Facility Management totalmente integrado e em sinergia com todas as áreas da empresa 

 

Katia Gadelha, gestora e consultora de facilities, reconhece que as empresas têm aberto espaço para o gestor de facilities estar integrado e em sinergia com todas as demais áreas, sobretudo a de pessoas. Afinal, sua participação nas discussões e decisões estratégicas traz uma visão importante e diferenciada para a empresa. 

 

 

Tendências de Gestão de Facilities

 

3) Investimento de Facility Management em práticas sustentáveis 

 

Outro tópico que também está entre as tendências de gestão de facilities é a implementação de ações de sustentabilidade em todos os processos organizacionais. Trata-se não apenas do cuidado com o meio ambiente, mas também das questões sociais e econômicas. 

 

A criação da Norma ISO 41000 e da Certificação Fitwell veio para somar nesse cenário, seja contribuindo para a melhora da qualidade de vida e bem-estar das pessoas, seja para a manutenção dos ambientes. Elas surgiram da necessidade do mercado em padronizar e melhorar a gestão de facilities. 

 

O Facility Manager também está, por exemplo, utilizando mais softwares de gestão para reduzir o uso do papel, tornando as Ordens de Serviço digitais. Além disso, é possível substituir as lâmpadas de LED por soluções mais limpas, como painéis solares. 

 

Descubra 8 benefícios de utilizar um software de gestão de facilities 

 

4) Soluções de facilities com o apoio da tecnologia 

 

A tecnologia facilita – e muito – o dia a dia do gestor de facilities. Uma empresa de terceirização de limpeza, por exemplo, deve utilizar a tecnologia  para aumentar a eficiência da sanitização de um ambiente hospitalar. É possível também utilizar um software de gestão para tomar decisões baseadas em relatórios e melhorar seus resultados. Outras empresas podem usar equipamentos para testes de análises microbiológicas a fim de verificar a qualidade do ar.  

 

IoT – Internet of Things (do inglês, Internet das Coisas) tem tornado ambientes mais inteligentes. Para isso, tem-se utilizado sensores e termostatos para controlar temperaturas, nível de iluminação e ruídos. A presença e o fluxo de pessoas também podem ser medidos, por exemplo, para determinar o momento ideal de realizar uma limpeza ou para definir qual o dia e horário mais indicado para a manutenção de um equipamento.   

 

A mudança já está acontecendo – e não tem volta. 

 

5) Automação de tarefas também é um das tendências de gestão de facilities

 

 Com o auxílio da tecnologia, as tarefas têm se tornado mais automatizadas – seja com o uso de softwares, plataformas ou da internet das coisas. As empresas vêm utilizando esses recursos para ter mais controle, qualidade e agilidade em suas gestões. Pode-se, por exemplo, controlar as tarefas da equipe e definir checklists padronizados, conferir o tempo de trabalho de cada colaborador em uma tarefa específica, solicitar Ordens de Serviço e até controlar a temperatura de um ambiente ou refrigerador. Tudo isso automaticamente, sem a necessidade de uma pessoa preenchendo um papel ou uma tabela no Excel. 

 

Também tem crescido o uso de máquinas e robôs para algumas tarefas, tanto para carregar caixas pesadas quanto para a fabricação de produtos. Katia ressalta o movimento que tem acontecido no campo, onde o uso de equipamentos também tem se intensificado e contribuído para o aumento e qualidade da produção. 

 

6) Especialização e terceirização 

 

Outra tendência  é a procura por mão de obra especializada. Se antes um técnico se responsabilizava por quase tudo, hoje um eletricista é chamado para verificar a parte elétrica e, um encanador, para os sistemas hidráulicos. 

 

Para melhorar sua eficiência, aumentou o número de empresas que terceirizam os serviços, como os de limpeza e os de manutenção. Assim, é possível ter um técnico especializado sempre que necessário – e, quando esse precisar faltar em algum dia, a organização poderá contar com outro colaborador enviado pela contratada. 

 

 

Colaboração Técnica

 

Katia Gadelha – Com atuação em Facility Management há mais de 29 anos, é membro voluntária da Diretoria de Eventos da ABRAFAC e do Comitê de Desafios no Workplace. Também faz parte da Comissão de Estudo Especial de Facility Management CEE267 (ABNT ISO 41000), do Grupo Mulheres em Facility Management e Workplace e do Grupo de Gestores de Facilities – GRUPAS. É Líder do Grupo Facility Opene do Grupo Amigos em Conexão – Apoio a recolocação profissional e conexões genuínas.  


 

Leia também: 

Como melhorar a gestão das equipes técnicas de facilities? 

Conheça 6 boas práticas para um gestor de facilities: confira as dicas!

Confira 4 desafios dos prestadores de serviço na gestão de facilities  

 

Lorem ispum

Lorem ipsum dolor sit amet

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

Optimus, a ferramenta digital para gestão de manutenção e facilities.

Cansou de papel e
caneta na sua operação?
Conheça o Optimus